quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como comer corretamente na correria do dia a dia?

Siiiiim, eu sei… você trabalha, cuida da casa, dos filhos, estuda, malha, dorme e mais um milhão de tarefas que às vezes, a perspectiva de ter que preparar um almoço em 20 min tem a maior cara de lasanha congelada industrializada! PODE PARAR POR AÍ! Uma vez ou outra até vai, mas tem formas melhores de se alimentar e alimentar sua família, é ou não é?
 
Pra começar, opte por coisas que simplificam sua vida. Ter filezinhos de frango congelados individualmente (o tal do Sassami, do mercado, sabe?) por exemplo, é uma mão na roda. Aqui em casa, vão direto do freezer pra frigideira. Eu vou temperando enquanto eles fritam e congelam simultâneamente. Como? É, eu tenho uns 30 minutos pra fazer o almoço do povo.
 

Se tiver espaço, ter alimentos semiprontos congelados tb é uma opção maravilhosa. Não essa geladeira não é minha, hahaha… “Ah, mas eu detesto comida congelada!” Então vamos primeiro aprender a congelar os alimentos. Eu congelo hortaliças como vagens, brócolis, cenouras em rodelinhas, abóbora, faço bolinhos de carne, hamburgueres, congelo tudo de forma individual, então fico com porções perfeitas, em saquinhos. Do freezer pra panelinha (pode ser pro micro). Porque chegar em casa depois de um dia extenuante e ter que lavar brócolis é o fim!
 
E para não passar o sábado cozinhando e congelando, eu faço o seguinte: Na hora de fazer alguma coisa, preparo duas ou três proções à mais para serem congeladas! Você não precisa de um estoque para três meses, mas ir renovando os alimentos do seu freezer é algo inteligente, afinal, hortaliças estragam muito rápido.
 
O feijão, por exemplo, eu cozinho um panelão e congelo porções com pouco tempero e sal. Aí, quando descongelo, dou uma caprichada nos temperinhos e ele fica com cara de novinho! O mesmo vale pra lentilha, pra ervilhas secas e pra grão de bico.
 
O frango cozido e desfiado também é ótimo ter prontinho e nem dá trabalho. Chegue em casa, atire o frango na panela com um temperinho suave, vai cuidar da tua vida e da vida dos teus filhos. Depois de dar banho na piazada, escorra e desfie o frango. Você pode usar o mixer pra facilitar ainda mais essa tarefa.
 
Além disso, ao chegar em casa com suas frutas e folhosos, lave e guarde em recipientes fechados, prontinhas para serem devoradas! Assim não tem desculpa pra sucumbir ao pacote de bolachas recheadas. Aliás, aqui em casa nem tem isso mesmo, rsrsrs =P.
 
E na rua? Ah, daí vai ser tema pra outro post, pq eu jurei que iria ser breve nesse e olha o tamanho que já está! Bora se planejar, mulherada, por que tempo pra treinar é que não pode faltar!
Bjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário