segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entrevero “Light” Express

Ah… A correria do dia a dia é sempre uma desculpa pra comer mal, não é? Uma lasanha congelada, atirada no microondas fica pronta em 12 minutos. E que tal preparar o seu almoço saudável e saboroso em pouco mais que 20 minutos? Então se prepare, que essa receita, além de rápida, é muito fácil e gostosa! Perfeita para o almoço e também para a janta!

O mais legal é que ela aproveita aqueles “restos” esquecidos na sua geladeira! Eu vou contar como fiz esse aí da foto, mas você pode usar o que tiver em casa.

  • Quatro filézinhos de frango congelados
  • sobras de pernil de porco assado (sem pele e gordura removida)
  • um bife de “patinho”
  • meio maço de brócolis chinês
  • uma cebola média
  • uma cenoura
  • um pimentão pequeno
  • amendoim torrado
  • sal
  • curry
  • alecrim

Os filés eu cortei em cubos, congelados mesmo. Gosto de comprar aqueles congelados individualmente por que, embora sejam um pouco mais caros, estão prontos pra voar pra minha frigideira, direto do freezer pro fogão!

Coloquei na frigideira antiaderente pré aquecida, polvilhei sal e curry, tampei e baixei o fogo. Assim descongelam já dourando. Enquanto isso, piquei o bife, cortei uma cebola em pedaços grandes (oito partes), lavei e cortei o pimentão (rodelas ou quadradinhos, você escolhe. Rodelas são práticas e rápidas), descasquei uma cenoura. Coloquei o brócolis de molho. Hora de virar o frango! Antes de virar, esfregue cada filé contra a frigideira, para ficarem douradinhos. Ao virar, polvilhe sal e curry do outro lado e aumente um pouco o fogo e junte a carne.

Voltamos ao brócolis, lavei bem, separei os raminhos. Piquei a cenoura (pode ralar, se achar mais fácil) e o pernil  assado de ontem. Ao perceber que o frango e a carne já estão dourando, junte a cebola. Assim que ficarem transparentes, adicione a cenoura (dica: use pequenos pedaços da cenoura, em palitos ou círculos finos, para que cozinhe rapidamente). Depois o pernil e o alecrim. Por fim o brócolis e o pimentão (eu gosto de brócolis crocantes, por isso adiciono no final. Se preferires mais macio, pode até cozinhá-lo antes ou adicioná-lo ao entreveiro com mais antecedência). Frigideira tampada, os legumes e carnes devem soltar um pouco de caldo. Caso contrário, adicione um pouco de água, bem pouco, apenas para criar um molhinho. Finalize com amendoim e se necessário, corrija o sal.

Pronto! Mas servir com o quê? Arroz, macarrão, pão e uma saladinha verde (alface americana é ótima para ter lavadinha fechada em um pote. Dura bastante e rende muito. Broto de alfafa também é rápido e prático.)

Pra agilizar sua vida, coloque o arroz pra cozinhar antes de começar o entrevero. Assim, os dois ficarão prontos juntos! Se optar por macarrão, coloque a água pra ferver antes (abre o olho com miojo, é cheio de gordura! E o tempero é uma bomba de sódio. Se puder, fuja dele!). Com pão, é uma excelente dica pra janta (ou você ainda acredita que carboidrato à noite engorda?).

Pode variar com o que tiver em casa, inclusive linguiças (até a que sobrou do churrasco – mas abre o olho com a gordura, certo?), abobrinha, beringela, couve flor. Use a imaginação e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário