terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lancheira? Sim, por que não?




Gente, coisa mais difícil é aguentar a fome na rua sem sucumbir às tentações nada saudáveis e que avacalham a dieta do vivente. Há algum tempo eu levo minha lancheira pro trabalho ou pras viagens, pra ter sempre uma alternativa saudável e prática na hora da fome e manter minhas refeições em dia. No trabalho temos uma cozinha com geladeira e liquidificador, o que facilita pra fazer alguns shakes e smoothies e até deixar algumas coisas pra serem feitas aqui. E eu não cuido só da minha lancheira, cuido da lancheira dos filhotes também. Então vou contar pra vocês um pouco do que vai na nossa lancheira, sem glúten e sem lactose, mas com muito sabor.

Pra eles, escolho sempre uma fruta, um carboidrato e um adicional, geralmente uma oleaginosa ou similar.

Por exemplo, mamão + iogurte natural + granola ou biscoitos de arroz + banana + macadâmia ou ainda, uma barra de cereal de boa qualidade (cuidado, muitas aí são puro açúcar) + uma maçã e, acreditam, até mesmo Brocolis + mix de berries + bolo caseiro.

Pra mim, geralmente tem o almoço que componho de carboidrato (arroz integral, polenta, aipim, batata doce, batata baroa) + proteina (frango assado, carne moida, carne de panela, frango grelhado, carne em tirinhas refogada, lombo assado) + leguminosa (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha) e salada (folhas e outra coisa tipo tomate, pimentão, pepino, beterraba, cenoura).

Tem épocas que enjoo de mato sim, eu confesso. Aí dou jeito de comer em uma tapioca de noite, ou refogar junto com a carne.

Agora, o lanche da tarde eu adoro. Quase tanto quanto o café da manhã. Na geladeira do trabalho sempre tenho ovos e geléia sem açúcar. Aí trago frutas, whey, castanhas. E vou variando. Hoje tem castanha de caju/pará, golden berries, blueberries, tudo de pouquinho, misturadinho em um mix gostoso, meia bergamota e abacate e banana congelados pra bater com açaí e whey protein e fazer um smoothie delícia que alegra minha tarde.

E você, o que tem na sua lancheira?